Joinville (47) 3433-4383 (47) 99790-6402 (47) 98459-0387
Joinville (47) 3433-4383
(47) 99790-6402
(47) 98459-0387
Ampla Cursos | Criando seu primeiro jogo: O Básico
3404
post-template-default,single,single-post,postid-3404,single-format-standard,

Blog

 
Artigos postados por %s admin em Art, Design

Criando seu primeiro jogo: O Básico

Então você quer fazer seu primeiro jogo! Por onde começar? O canal de Youtube Extra Credits, dá algumas dicas e nós vamos mostrar elas aqui para você já chegar no AmplaGamers sabendo o caminho certo a seguir!

 

Primeira e mais importante dica: Tenha seu escopo!

 

Final fantasy XV Finalmente saiu, no fim do ano passado, mas esteve em desenvolvimento desde 2006, foi uma década inteira para o jogo ficar pronto.

 

Todos sonhamos, queremos fazer nosso próprio God of War, GTA V ou Final Fantasy XIII, mas jogos como esses são feitos com uma equipe muito, muito grande trabalhando durante anos e investindo milhares ou milhoes de dólares. Então, mesmo com toda dedicação e amor e habilidade, em uma vida humana não seria possível fazer um jogo desses sozinho.

 

Por isso tenha noção do que é possível. Talvez um Mario Bros. nos moldes do nintendinho seja possível, mas, ainda sim, lembre que a equipe que fez o jogo já tinha experiência e um certo investimento. Pense em uma parte menor do jogo: uma ou algumas fases, foque no que é possível fazer.

 

Segundo passo, por mais controverso que possa parecer: Não tenha uma ideia pronta de um jogo, tenha a ideia junto do jogo.

 

Ou seja, ao invés de criar histórias, mecânicas e planos de como será o jogo e depois correr atrás de como faz isso, primeiro pense no que você sabe fazer, estude mais, pratique o que você sabe e, a partir disso, pense que tipo de jogo você pode fazer com o que você sabe.

 

Kan Gao sabia compor músicas e contar histórias. Sozinho ele criou To The Moon. O jogo não tem os melhores gráficos ou mecânicas incríveis e tem menos de 4h de gameplay, mas é considerado, por muitos um dos jogos mais emocionantes já criados.

 

Desenvolva ao redor das suas habilidades, você desenha? pode pensar em algo mais artístico, você é bom em matemática, talvez quebra-cabeças lógicos façam sentido, gosta de ler muitos livros, não será muito desafio criar uma história interessante.

 

Depois, comece a montar sua biblioteca, junte desenhos antigos, exercícios, músicas e outros materiais que sejam seus e você possa usar para o jogo (dê uma olhada em Copyrights e Creative Commons, é sempre bom).

 

Enfim, a segunda coisa mais importante: Não desista. O caminho sempre vai parecer difícil e é difícil, mas, com certeza, conseguir terminar seu jogo vale todo o esforço e noites em claro trabalhando em seu projeto.

 

Super Meat Boy foi um jogo Indie que, com certeza, fez muito sucesso, mas antes disso, Edmund Mcmillen lançou diversos jogos menores que podem ser vistos em Baseament Collection, como o lindo e simples Aether (capa desse post).

 

Quer saber outras dicas? Confira a série completa “Making Your First Game” no canal do Extra Credits (em inglês) e não esqueça de inscrever-se para participar do AmplaGamers, as inscrições logo acabam!

 

Postar um comentário